COULROFOBIA, BOZOFOBIA, BALLATROFOBIA
São nomes que se dão para a aversão ou medo excessivo a palhaço.
A maquiagem, a peruca colorida, o nariz e os grandes sapatos compõem um personagem que está sempre alegre, tendo como missão passar sua alegria através de brincadeiras e palhaçadas, tudo para arrancar gargalhadas de sua plateia. O que contrasta com o modo como algumas pessoas o percebe. Algumas entram em pânico e essa imagem torna-se perturbadora.
Essa é uma fobia mais comum do que se imagina. Talvez você conheça por sua ocorrência ser mais frequentemente entre as crianças, mas não pense que apenas as crianças são passiveis dessa aversão, adolescentes e adultos também podem sofrer dessa fobia. E se sentem envergonhados e ridicularizados pelo seu comportamento, principalmente por aqueles que não levam a sério o seu medo, identificando - o como “bobagem”-“criancice” – “frescura”.
Às vezes o medo é adquirido após experiências traumáticas por um individuo singular e “ameaçador” – o palhaço.
Os portadores dessa fobia ao depararem-se com um individuo vestido a caráter têm ataques de pânico, perda de fôlego, sudorese, arritmia cardiaca e náuseas.
Para ilustrar essa situação e conhecer mais sobre o assunto, vejamos o vídeo abaixo que nos apresenta esse medo excessivo e os trechos do tratamento terapêutico em que juntos, o paciente e o terapeuta enfrentam o medo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário