Essa é uma situação bem comum dos seres humanos que em algum momento da vida já presenciou alguma pessoa em situação de constrangimento e se sentiu tão envergonhado como se estivesse no lugar dela. Damos o nome de vergonha alheia por ser o constrangimento que se sente ao assistir uma pessoa fazendo papel de ridículo.
Isso acontece porque temos a capacidade de nos colocarmos psicologicamente no lugar uns dos outros. Até podemos inconscientemente nos perguntar se faríamos aquele papel constrangedor, mas conscientemente nos sentimos envergonhados por não passar por aquela situação, gerando o sentimento da vergonha do outro, ou pelo outro.
Em estudos feitos através de ressonância sobre o processo cerebral em situação de vergonha alheia, foram percebidas reações cerebrais em áreas responsáveis por processar a dor. Esse não é o único fator determinante para a existência desse sentimento, existe também a CO-Dependência e a empatia com a pessoa na situação de constrangimento o que também é um potencial para gerar o tal sentimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário