É uma espécie de inteligência emocional, que consiste em perceber corretamente a referência interna do outro com seus significados e componentes emocionais como se fosse o outro. Em outras palavras é colocar-se no lugar do outros, porém sem perder a condição de “como se fosse”. Com a empatia podemos sentir a dor ou o prazer do outro como ele o sente e perceber suas causas como ele a percebe. Quando temos essa condição de “se por” “como se” nos identificamos, pois em algum momento de nossas vidas, passamos por algo igual ou parecido.
Exercitado a empatia
Se nos foi dado essa capacidade de nos colocarmos no lugar uns dos outros, então temos a oportunidade de ter uma prévia, uma “previsão” do que podemos ou não falar ou fazer, basta exercitar esse “dom divino”, colocando-se no lugar do outro em como ele receberá o que falamos ou como receberá nossas atitudes.
Façamos o bom uso da nossa inteligência emocional, principalmente exercendo-a primeiramente com quem convivemos e depois estendendo a todos os nossos vínculos de amizade e demais.
Ao abusarmos da nossa inteligência emocional, nos capacitamos em paciência e sabedoria. Talvez assim consigamos ser mais justos e honestos com nós mesmo e com os outros.
Abuse e use da sua empatia! ;)

Nenhum comentário:
Postar um comentário